1 de ago. de 2013

Parabéns a Literatura de Cordel


Para quem não ficou sabendo, hoje (01/08/2013) comemora-se o dia da literatura de cordel Quem não conhece tem que saber que literatura de Cordel é uma modalidade impressa de poesia, que já foi muito estigmatizada mas hoje em dia é bem aceita e respeitada, tendo, inclusive, uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Devido ao linguajar despreocupado, regionalizado e informal utilizado para a composição dos textos essa modalidade de literatura nem sempre foi respeitada, e já houve até quem declarasse a morte do cordel.
No dia de hoje, por todo o país foram realizadas homenagens àqueles que mantêm viva essa tradição. 
Uma das características desse tipo de produção é a manifestação da opinião do autor a respeito de algo dentro da sua sociedade. Os cordéis não tem a característica de serem impessoais ou imparciais, pelo contrário, na maioria das vezes usam várias técnicas de persuasão e convencimento para que o leitor acate a ideia proposta.

Espera-se o a literatura de cordel continue garantido seu espaço entre os gêneros literários deste país. Um parabéns a todos os mestres do cordel!

Nenhum comentário: