25 de jul. de 2014

[ESPECIAL] 37º Guarnicê de Cinema de São Luís. O SUPER LEITURA esteve lá!



Ontem o SUPER LEITURA esteve fazendo sua cobertura especial do 37º Guarnicê Festival de Cinema "Memória e Cinema Brasileiro", que está acontecendo em São Luís-Maranhão. Na oportunidade estive prestigiando a "terceira bateria" de curtas da mostra competitiva promovida pelo evento. Escolhi ir neste dia porque tinha certeza de que seria repleto de boas produções. Acertei em cheio! Na disputa...



Mahjong 
Pierre Meireles (RJ)

Tormenta 
Fernanda Salgado e Fernando Mendes (MG)

Vontade 
Caio Menezes Graça de Carvalho (MA)

Dia Estranho 
Flávio Rossi (SP)

Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís...
Joaquim Haickel (MA)

Acorda 
Leandro Guterres Ribeiro (MA)

Hotel Farrapos
Lisandro Santos (RS)

Ruas
Nayra Alburquerque Silva (MA)


De início devo manifestar minha insatisfação em relação ao poder de participação do público. Votar em um, repito: eu disse em UM ÚNICO FILME!, é irritante. De oito filmes bem produzidos, com roteiros excelentes, edições atrativas e identidades marcantes, escolher um é judiação. Como não poderia evitar de votar fiz minha escolha. O prestigiado: Hotel Farrapos

    
frame do filme Hotel Farrapos (RS)

Vou logo explicando o porquê da escolha. "Hotel Farrapos" trata-se de uma animação criada para exprimir a realidade caricata do Feriado Farroupilha no Rio Grande do Sul. Girando em torno de uma personagem medíocre e sem planos percebemos em traços marcados e realistas a vivência da capital riograndense, Porto Alegre.


     
frame do filme Upaon-Açu,
Saint Louis, São Luís... (MA)

Aqui entra outra insatisfação. Dois filmes, dos oito em competição, eram animações. Não acho interessante avaliar Cinema de Fotografia com Cinema de Animação. Ao meu ver pareceu-me muito mais duas competições ao mesmo tempo. "Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís..." do maranhense Joaquim Haickel era a outra animação exibida.



Quero aqui considerar que no meu íntimo houve empate técnico. O documentário maranhense "Ruas", dentre os outros também bem originais, é cativante ao retratar em edições sucintas e discursos bem elaborados personagens marcantes do cotidiano ludovicense: as ruas do centro histórico.

     
frame do filme Ruas (MA)
Não vou me perder em análise dos filmes. O que realmente quero é parabenizar aos cineastas pelo bom trabalho realizado. A competência das equipes de produção só ressaltam o bom empenho do brasileiro na cena fílmica. Um destaque para a produção local. Só na quinta-feira, dia 24, (quando compareci ao evento) a metade das produções exibidas eram maranhenses, o que fortalece o nosso cenário de cinematografia em busca de novos horizontes e possibilidades.


A exceção da "mistura confusa" entre os dois motes de cinema (Fotografia e Animação) tudo me pareceu muito bom. Desejo sorte aos demais concorrentes, mas acho que eles não precisam. Acredito que todos foram ótimas produções. Fico no aguardo do resultado e cheio de expectativa para o Guarnicê do ano quem vem.

Nenhum comentário: