3 de nov. de 2013

Anjos na Literatura


Que a angeologia é um tema misterioso todos já sabemos. Mas até que ponto os anjos podem fazer parte das histórias do cotidiano?
Com que frequência esses seres místicos/sobrenaturais são encontrados nas narrativas que ouvimos e assistimos? E na Literatura?

Pois é. Essas são perguntas são frequente entre os amantes do universo da criatividade. Dentre os seres místicos que frequentam o nosso imaginário os anjos são aqueles que mais atraem curiosos. Afinal de contas: anjos existem? O SUPER LEITURA não pretende responder este enigma, mas sim apresentar uma análise rápida da abordagem do tema na literatura moderna.

A Bíblia, umas das referências literárias datadas de anos atrás, está entre os primeiros relatos da existência de anjos. Seres de luz (ou trevas quando se trata dos caídos) que possuem forma humana e em muitos casos asas.

Nos relatos bíblicos personificam os mensageiros, guardas pessoais e até mesmo adversários de Deus. Em determinados momentos são criaturas com aparência animalesca de águias, leões... Enfim.


No século XVIII, João Milton, relata sobre eles em sua célebre epopeia "Paraíso Perdido". Outros textos como Fausto fazem o mesmo, só que envolvendo homens.

Relatos sobre anjos na religião e no cotidiano fortaleceram a cultura de muitos povos, e assim como fadas, duendes, monstros e vampiros tornaram-se personagens do imaginário popular.

Comumente filmes e seriados abordam o tema em seus enredos. Como é o caso de "Cidade dos Anjos", por exemplo. Até mesmo a cultura oriental usa os anjos em suas narrativas. Exemplo clássico é o anime "Neo Genesis Evangelion", que de forma irreverente coloca-os como antagonistas da humanidade. No Brasil os anjos já foram até mesmo tema de telenovelas. Exemplo é a novela  "O Anjo caiu do Céu", que foi transmitida pela Rede Globo.

Entretanto não existe campo mais fértil para o uso dos anjos do que na literatura. Seja romance ou fantasia esses seres rendem grande sucesso de vendas, prêmios e homenagens aos autores que os abordam. Em destaque mais recente cabe citar as obras "Fallen" (Lauren Kate) e "Beijada por um Anjo" (Elizabeth Chandler) altamente românticas ambas abordam o amor adolescente entre um anjo e uma humana. Sem sombra de dúvida duas obras fantáticas que fazem jus ao sucesso das autoras. O que chama a atenção é o fato de que embora o tema seja o mesmo as narrativas tomam caminhos bem distintos.

No Brasil o sucesso dos anjos nos últimos cinco anos deve-se a Eduardo Sphor e sua "Batalha do Apocalipse". Mostrando ter um conhecimento aprofundado de angeologia exotérica Sphor faz uma releitura dos acontecimentos do mundo em uma viagem pelo tempo, que culmina na prófetica batalha do fim do mundo.

Se de fatos anjos são reais, bom Deus é quem sabe! Eu acredito em Deus. Logo creio na existência de anjos. Mas o que realmente importa é saber que a literatura, e demais narrativas, do mundo inteiro só tem a ganhar com as incríveis histórias envolvendo esse sobrenatural a cerca dos anjos.

Para concluir: Anjos são na verdade as mentes brilhantes por trás dessas produções que alimentam nossa sede por leitura!

Nenhum comentário: