11 de set. de 2013

O que esperar de um romance?

       Muitos romances são produzidos hoje em dia, nos mais diversos formatos. Sim, estou falando de uma relação entre duas pessoas e a estória que constroem com os sentimentos que nutrem um pelo outro, e não o gênero literário. Então a pergunta do post de hoje é: o que se espera, enquanto espectador, de romances em filmes, seriados e livros? Cada pessoa, com suas expectativas  e interesses próprios, responderá de um jeito diferente. Eu, por exemplo, espero essas coisas:



1. Firmeza na construção da intimidade dos personagens. Ninguém se apaixona de uma hora para outra, não se enganem. Talvez o tal do amor à primeira vista até exista, mas um olhar é capaz de apenas desencadear uma atração maior. Confiança, intimidade e sentimentos demandam mais tempo, e mais trabalho. Esse fator elimina muitos, mas MUITOS romances produzidos até hoje. Uma estória fraca, ou uma produção que demanda um enredo de rápido desenvolvimento podem gerar romances miojo (ficam quentes em cinco minutos, haha. Trocadilho infame). Muitos livros eróticos também são assim, partindo direto para a 'ação', sem dar abertura a um encadeamento dos fatos mais coerente e interessante. Nessa linha de pensamento, vem à cabeça a obra de Nicholas Sparks Um amor para recordar. Carter, o protagonista, não tem boas relações com Jamie. Mas gradualmente, ao conhecer ela melhor, vai se apaixonando pela garota cristã.
       


2. Mais amor, menos babação. De que adianta um grande discurso que é feito sem inspiração nenhuma? Amor é provado em gestos, e não em palavras e palavras jogadas ao vento em promessas eternas e exageradas. Em um romance, espero ver um casal que, ao invés de causar dores de barriga (doce demais faz mal!), desperte um frio nela, um palpitar do coração. Como exemplo tomo o casal Sheperd- Grey, pertencente à série Grey's Anatomy. Poucas vezes os dois trocam  um 'eu te amo', e nunca se viu entre eles flertes superadocicados. Mas ninguém pode afirmar que eles não são feitos um para o outro.




3. Personagem feminina firme e independente. Muitas estórias pecam por abordar um ponto de vista que deixa a mulher em posição de submissão no relacionamento, como se fosse algo natural. Um romance é vivido e mantido por duas pessoas que compartilham suas vidas, e não as impõem sobre o outro. Protagonistas fortes, que vão atrás do que desejam me atraem, pois quebram esse paradigma. Vejamos, a ponto de provar meu argumento, a Katniss. Mocinha do livro/filme Jogos Vorazes, não se deixa levar pelo que sente por Peeta. Tudo bem que ela é extremamente confusa com seus sentimentos, mas a questão é: Katniss não sai por aí se derretendo por tudo que Peeta fala para ela. Ela o apoia, e o ajuda a sobreviver, como ele também se dispõe a fazer por ela.

Nenhum comentário: