21 de set. de 2013

Momento Didático: Você sabe a diferença entre Audiobook, Talkbook e Audiodrama? (Parte 1 - Introdução)

O Super Leitura de hoje entra em um momento didático.

Você sabe a diferença entre Audiobook, Talkbook e Audiodrama?



Pois é! Nesse novo cenário da produção editorial mundial é comum o debate a cerca dos e-books e a possibilidade que estes apresentam ao leitores. Contudo isso é apenas uma parcela das variadas formas de se divulgar uma obra.

Vamos recordar o passado. Antes que o "pai da imprensa" Gutemberg desenvolvesse a prensa tipográfica, só existiam três formas de reprodução de uma narrativa: a escrita, a interpretação teatral e a oralidade informal. Cada uma dessas tinha certa autonomia quanto as práticas de construção das histórias que relatavam. O surgimento da impressão em massa mudou esse cenário abrindo espaço para a reprodução em alta escala com a possibilidade de alcançar um maior público etc, etc, etc. Todos já conhecemos onde isso vai parar.

E é aqui que entram os três amiguinhos citados no início desse texto. Levando em consideração a vida agitada que vivemos nesse novo modelo de sociedade, nem todos tem o tempo disponível para  pegar um livro e apreciar a sensação extasiante de transpor página a página. Há ainda aqueles que detém um certo preconceito quanto as publicações eletrônicas. O certo é que devido a isso muitos perdem a oportunidade de desenvolverem uma relação, quase que simbiótica, com a literatura.

No entanto, as formas extra-visão de se acompanhar uma narrativa estão presentes no nosso contexto social. Ou, como já citamos, as primeiras histórias e estórias eram relatadas de forma oral (Quem estuda Comunicação Social deve se lembrar na mesma hora de um texto importantíssimo chamado "O Narrador" de autoria do pesquisador Walter Benjamim).

A partir de agora entraremos em um debate a cerca das três formas mais evidentes de se consumir a literatura disponibilizadas hoje ao leitor. Espero ter despertado em vocês o interesse por esse tema.

Aguardem a próxima postagem onde iniciaremos falando sobre o Audiobook.

Bom fim de semana a todos! 

Nenhum comentário: