17 de nov. de 2013

Rick Riordan. O Homero da Pós-Modernidade?


Eu já li a Odisséia. Conhecer a epopéia de Ulisses/Odisseu em versos que seguem uma métrica tão detalhada faz da obra de Homero uma das melhores de todos os tempos. Não é a toa que está dentre as cinco grandes epopéia da literatura.
Rick Riordan deve ter lido também. Sua paixão pela mitologia (seja grega ou não) é conhecida dentre seus leitores e não-leitores. O que me faz afirmar sua leitura da Odisséia é o segundo livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, O Mar de Monstros. Uma releitura (ou poderia ser uma super leitura?!) da epopéia homérica envolvendo o novo contexto da literatura moderna: O universo Teen.
A sequência dos acontecimentos é extremamente igual ao da obra secular. O que Rick Riordan queria alcançar com isso? Perguntas que só o próprio pode responder. Mas o SUPER LEITURA aproveita mais um Comentário Geral para falar desse gênio da literatura teen.
Como bom professor de história Riordan tinha que se valer de métodos criativos para transmitir conhecimento a seus pupilos. As narrativas fantásticas de deuses, semi-deuses e criaturas do imaginário que fizeram dele um autor best-seller, antes de tudo tinham como intuito despertar o interesse em história em seus alunos (pelo menos é o que parece!).
Adoro as histórias gregas! Conheço todas! mas sem dúvida alguma As Crônicas dos Kane é para mim um trabalho maravilhoso. A maneira como ele aborda a mitologia egípcia prova o quão versátil pode ser Rick Riordan.
Quero nesse espaço depositar minha opinião. Se Tolkien e os demais membros seletos do grupo de escritores modernos se destacam por seus compêndios de páginas que abordam a magia e mundo imaginário, Riordan pode ser comparado a um Homero da pós-modernidade. Sim, pois a forma como retrata a Grécia, Roma e o Egito antigo em um mundo tão atual estão tão próximos da poética heróica e drámatica que Homero impôs em suas epoéias. A fluidez que fantasia e real apresentam nos dois autores são de despertar em qualquer um um gosto por leitura. E vamos combinar. Crepúsculo pode ter se tornado febre, mas só se for no cinema, pois não existe nenhum amante de literatura teen que ainda não tenha apreciado as obras de Riordan. Se existe alguém assim não sabe o que está perdendo.

Nenhum comentário: