25 de jul. de 2013

Parabéns àqueles que alegram nossos dias!


Com muita felicidade desejo a todos os escritores do Brasil e do Mundo meus parabéns. Hoje, (25/07) comemora-se o dia do escritor. Uma data em muito especial, pois celebra a existência desses seres capazes de dar a vida a personagens, mundos e situações que animam nossa imaginação.

Um parabéns a esse "Complexo de Deus" que todos nós, escritores de diferentes tipos, raças, nacionalidades, crenças e principalmente gostos, temos e utilizamos para dar asas a histórias impressionantes.

O escritor é a pessoa responsável por relatar suas impressões e transcodificá-las em forma de enredo e assim cativar pessoas. É uma pessoa que transmiti a informação, só que de uma maneira poética, livre de expressão. Não se sabe ao certo que foi o primeiro escritor, muito menos o que ele relatou. Contudo podemos ter a certeza de que ele foi o precursor de uma arte transcendental.

Muito obrigado por proporcionar a todos nós um momento de prazer, acolhimento e conhecimento. Que os escritores possam continuar a desenvolver trabalhos maravilhosos e encher este mundo com um legado incrível de criatividade e divertimento.

FELIZ DIA DO ESCRITOR!!!

19 de jul. de 2013

Uma homenagem que se dura décadas "18 de Julho - Dia do Trovador"


Ontem, dia 18 de julho, comemorou-se no país o dia do Trovador. A data foi instituída para homenagear o nascimento de Luís Otávio, pseudônimo de Gilson de Castro, fundador e presidente perpétuo da União Brasileira de Trovadores.

Luís Otávio era cirurgião dentista, falecido em 1977, foi responsável por dar um grande impulso à trova, divulgando-a no rádio, em revistas e jornais. Um dos principais resultados de sua dedicação e pesquisa, é o livro "Meus Irmãos, os Trovadores" publicado em 1956. Já em 1960, com a ajuda de J.G. de Araújo Jorge, lançou a primeira edição dos Jogos Florais de Nova Friburgo, sendo ainda hoje um dos maiores eventos de divulgação da trova no Brasil.

Celebridades da literatura como Gonçalves Dias, Castro Alves, Olavo Bilac, Carlos Drummond de Andrade
e outros vindos das mais diversas escolas também tiveram sua participação para a expansão do gênero. Atualmente, a trova é o único gênero literário exclusivamente português.

Sendo uma composição poética concisa, a trova pode ser descrita como um micropoema, que deve obedecer a regras rígidas. Cada verso deve ter sete sílabas poética. Há três tipos de trova: As líricas (de amor); as satíricas (de escárnio); e  as filosóficas (pensamento).

14 de jul. de 2013

As Crônicas do Matador do Rei: Uma Super Leitura da obra de Patrick Rothfuss


Nessa última década, as sagas e trilogias bombam no universo da literatura mundial. Isso acontece com uma avalanche de obras sendo lançadas a cada ano. Nesse frenesi, algumas ganham destaques inimagináveis, enquanto outros por muitas vezes não recebem o mesmo prestígio. É o caso da trilogia "As Crônicas do Matador do Rei" de autoria do americano Patrick Rothfuss.

Lançada em 2009 a série, que já teve duas das três obras publicadas, conseguiu conquistar um público fixo, mas ainda tem muito o que render. A história do arcanista (classe de mago fictícia da narrativa) Kvothe, que após ter sua família assassinada quando criança, cresce e vive inúmeras aventuras comoum grande mago que sempre sonhou ser. Mas após algum acontecimento (dado a ser revelado no terceiro livro) ele desistiu de sua carreira e fingiu sua morte ficando escondido até que o personagem Cronista o encontra e começa a escrever seus relatos. Cheio de romances, magia, traições etc, a narrativa é capaz de levar o leitor a refletir sobre a essência da natureza humana durante as passagens relatadas por Kvothe. Além é claro de conter um pouco de misticismo, que ao que parece é a bola da vez para várias leituras.


O que nos leva a falar de "As Crônicas do Matador de Rei", é perceber o descaso ao qual foi submetida. Desde o meio do ano passado a Paramount (produtora de cinema) divulgou ter comprado os direitos para adptar o primeiro livro da série (O Nome do Vento) para a telona. Contudo até o momento nenhum dado novo foi apresentado. É certo que muitos fãs detestariam ver o livro acabando como muitas outras adptações: um desastre. Mas não é por isso que iremos perder a oportunidade de ver como os especialistas da sétima arte irão retratar as tramas e aventuras de Kvothe e seus amigos.

Livros de sucesso como Harry Potter, As Crônicas de Gelo e Fogo, por exemplo, ganharam suas versões audiovisuais, que não tem a obrigação de manter o público já conquistado, mas sim expandir o número deles. Por enquanto os fãs estão se concentrando apenas no eventual lançamento do terceiro livro da série que ainda não tem nem o nome definido. Para quem já leu a obra, e gostou, fique atento as informações sobre o livro e o "místico" filme. Para quem ainda não leu, mas se interessou fica a dica do Super Leitura!